quarta-feira, 30 de março de 2011

A melhor fase da nossa vida

Quando é que tudo fica tão complicado? Quando é que crescemos? Quando é que começamos a tomar nossas decisões?
Quando éramos crianças tudo era tão mais fácil, não precisávamos nos preocupar tanto, a única escolha que precisávamos fazer era escolher um sabor de sorvete e se não gostássemos podíamos chorar que nossos pais compravam outro sabor. Mas hoje precisamos fazer escolhas mais e mais difíceis e se não gostarmos temos que encarar as consequências de qualquer jeito.
Quando éramos crianças tudo o que queríamos era crescer e ser independente e fazer o que tivermos vontade e não ter alguém dizendo que não podemos fazer isso nem aquilo e não ter que depender financeiramente de ninguém. Mas assim que crescemos percebemos que nem tudo era o que imaginávamos. Ainda tem gente cuidando do que fazemos e deixamos de fazer - mas dessa vez não são só nossos pais -, ainda devemos satisfações aos outros, não nos tornamos independentes da noite por dia. E percebemos que a vida só tende a ficar mais complicada.
Eu me lembro que a pior dor que eu podia sentir era quando eu machucava meu braço ou meu joelho e não quando uma pessoa me enganava, eu me lembro que namorar significava pegar na mão e não sair se agarrando na frente e mudando o status no orkut, eu me lembro que podia falar 'eu te odeio' quantas vezes eu quisesse que nunca ia ter significado de verdade e que depois de cinco minutos eu já ia estar conversando normalmente com a pessoa, eu me lembro que falar 'eu te amo' era só pros pais e era, realmente, sincero, eu me lembro que eu gostava de ir pra escola e que eu aprendia coisas uteis, eu me lembro que meu pior inimigo era o meu irmão e mesmo assim a gente conseguia se entender às vezes.
As crianças que até então eram inocentes se tornam adolescentes nada inocentes. Os pirulitos viram cigarros - e às vezes drogas mais pesadas -, água e refrigerantes viram bebidas acóolicas, o sono da tarde vira coma alcóolico, os desenhos animados do sábado de manhã viram ressaca da balada anterior, as festinhas de aniversário viram festas onde pode rolar de tudo, as bonecas viram bebês de verdade não planejados, os beijos no rosto de amigos dão lugar a beijos cada vez mais quentes com direito a mão boba, as horas de dormir viram horas de sair, os pijamas e roupas de moletom dão lugar a roupas de grife e caras...
E mesmo assim dizem que essa é a melhor fase da nossa vida. E eu acho que, realmente, é a melhor fase da minha vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário