sexta-feira, 18 de março de 2011

Mudar em um segundo

Às vezes é tão difícil saber quem eu sou de verdade. Existe aquela menina que os outros pensam que eu sou , a menina que eu finjo ser pra agradar algumas pessoas e existe a menina de verdade. Que erra, que aprende, que chora, que ri, que sofre... Que na verdade, é igual a qualquer outra menina. Mas que é diferente, ao mesmo tempo, que é sonhadora e tem ambições.
E a cada dia eu sou uma pessoa diferente. A cada dia eu me transformo e mudo radicalmente, sem nem perceber.
Eu já fui a Malu, a Luna, a Tatu, a Bella Swan, Blair Waldorf, Serena Van der Woodsen, Jenny Humphrey, Mia Thermopolis, Zoey Redbird, Aphrodite, Steve Rae, Capitu, Catherine, Liesel.
A cada dia eu me permito ser uma personagem diferente. E quem sempre me ajuda a ser esses personagens são os livros.
A leitura me permite ser quem eu quiser, viajar pros lugares que eu quero, fazer o que eu tenho vontade. A leitura me permite sonhar e viver.
E eu não me canso de viver num mundo de fantasias, num mundo de faz de conta que, pra muitas pessoas - principalmente pra mim -, é um mundo real.
Eu já fui pra Nova Iorque, Rio de Janeiro, Forks, Oklahoma, Alemanha nazista e para lugares que eu nunca imaginei ir.
É muito empolgante poder visitar cidades pelo ponto de vista de outras pessoas. A melhor coisa é ir para onde der vontade, pra onde a leitura te levar.
Às vezes eu queria viver pra sempre na pele da riquinha Blair Waldorf, que tem uma melhor amiga perfeita, um namorado perfeito e uma vida perfeita com tudo o que ela quer. Deve ser muito legal ter tudo perfeito. mas no outro dia eu acordo e penso: 'é chato ter tudo perfeito. Quero mudar'. E lá estou eu mudando pra viver na pele da Tatu, aquela fada maluquinha, fora de moda e repetente, mas que é feliz e sabe voar e tem todos aqueles pozinhos mágicos que fazer - quase - qualquer problema desaparecer.
E quando eu me canso de ser ela eu mudo de novo. E vou mudando até eu ficar satisfeita. E o legal é que essas mudanças não machucam em nada, só me faz crescer e ver as dificuldades que todos enfrentam, até minhas heroínas dos livros.
Eu acho que não quero mudar isso nunca. Acho que quero continuar sendo um personagem por dia. E não tem nada melhor do que fazer isso com os livros. Eles só nos ajudam a nos tornam quem somos de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário