segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Quem é a sociedade?

"Assim, só podia ser a sociedade que determinava o que era permitido e o que não era"
O mundo de Sofia

Essa frase me chamou muito a atenção quando eu a li. Porque, "quem é a sociedade?" eu lhe pergunto. E na certa, você me responde "todos nós".
Mas se todos nós formamos a sociedade, por que não concordamos em tudo, sempre?
Por exemplo, a sociedade tem um padrão de beleza pré-definido: meninas magras e meninos fortes e musculosos. Mas tem aqueles que preferem meninas não tão magras e meninos não tão musculosos. Então, quer dizer que essas pessoas não fazem parte da sociedade?
Ou então, muitos da sociedade julgam gostar de uma pessoa do mesmo sexo como uma coisa total e completamente errada. Então, os gays não fazem parte da sociedade?
E se eu ouço uma música que a sociedade julga não ser boa ou "do bem"? E se eu não acredito em Deus, religião e essas coisas?
Tudo isso quer dizer que eu não pertenço a sociedade?
Ou que a sociedade, afinal de contas, não somos todos nós?
Eu acho que nunca vamos conseguir chegar a uma boa conclusão.
O que eu sei é que vamos continuar sendo julgados pela sociedade por todos os nossos atos e atitudes e aparência, porque nunca vamos ser bons o bastante para eles. Mas seremos para nós mesmos e é isso o que importa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário