domingo, 11 de dezembro de 2011

Mudanças, certo e errado

É incrível como as pessoas tem a habilidade de mudar. Desde que o mundo é mundo, os animais - racionais ou não - desenvolveram essa habilidade de mudar e evoluir. Para o ser humano ser o que ele é hoje, ele teve que passar por diversas transformações.
Por exemplo, antes os homens das cavernas não tinham a habilidade da falar e hoje isso é crucial nas nossas vidas para uma boa comunicação com todos. Ou então, antes os homens precisavam caçar para poderem se alimentar, o que hoje não é necessário.
Todas essas mudanças - e outras - foram muito boas e positivas para a nossa sociedade. Mas quando uma pessoa muda para pior?
Eu sempre encarei as mudanças como evoluções, ou seja, como sendo algo positivo. A pessoa muda, evolui, fica melhor.
Mas ultimamente eu comecei a perceber que as coisas não são bem assim, nem um pouco. E que as pessoas podem, sim, mudar para pior.
Às vezes, elas fazem isso sem sequer perceberem o que estão fazendo. Elas só fazem porque acham que é o certo.
E quem somos nós para julgar o que é certo e o que não é?
Eu já vi muitos amigos meus deixarem de serem eles mesmos e se comportarem de um jeito não muito legal e andar com pessoas diferentes do que estavam acostumados. E isso não seria nada demais se não fosse pelo fato de elas mudarem todo o seu jeito de pensar e de ser e simplesmente esquecerem os "velhos" amigos, porque os novos não os julgam bom o bastante.
Mas se eles estão felizes assim, quem sou eu para discordar?
Cada um sabe o que faz - ou então deveria saber - e se eles acham que estão melhores assim, quem somos nós para dizer que estão errados?
Só nós sabemos o que é melhor para nós mesmos. E se mesmo sabendo que não é bom e queremos a coisa errada ninguém pode nos impedir, e depois teremos que encarar as consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário