segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Você ouve todo tipo de música?

– Você ouve que tipo de música?
– Aaah, eu sou bem eclético, ouço um pouco de tudo. Menos aqueles rocks pesados, sabe?
Aham, sei, você quis dizer heavy metal, né? Ou punk? Ok, você não ouve nenhum tipo de rock. Então, lamento lhe informar mas você NÃO ouve um pouco de tudo.
Quando você diz "tudo", você abrange infinita possibilidades: rock, clássico, sertanejo, blues, soul, funk - o de verdade, e não aquele carioca que dizem ser música -, pop, rap, samba e até o - vá lá - pagode e o axé. E se você diz que gosta de tudo, então quer dizer que é tudo. Todos esses estilos que eu citei e mais alguns que eu esqueci, mas que existem e entram no "tudo".
A partir do momento que você exclui um desses, qualquer um, você deixa de escutar tudo. Essa histórinha de "eu sou eclético" é a maior hipocrisia.
Até hoje eu não conheci uma pessoa no mundo que consiga ouvir de tudo sem nenhum preconceito. E, sério, se você conhece ou é uma dessas pessoas, por favor, venha falar comigo imediatamente.
Porque eu quero descobrir o segredo dessa mágica. E sim, só pode ser uma mágica ou uma macumba muito forte. Porque é praticamente impossível uma pessoa gostar de tudo, tem que ter pelo menos alguma coisa que essa pessoa não ouça.
E sempre acaba sobrando para o coitado do rock e, mais frequente ainda, para o emo. Que, para muitas pessoas, nem é considerado rock.
Mas eu tenho uma novidade para você: o emo é, sim, um derivado do rock. Não é porque tem muitas músicas que tem umas letras mais românticas e melosas que eles deixaram de ser rock. Muitas bandas emos ainda fazem criticas sociais. E falam sobre os problemas cotidianos de uma maneira diferente focando mais o amor.
E, não, Restart não se enquadra no movimento emo. Eles se intitularam como "happy rock", que para mim, não é nada mais do que o povo que conhecemos. Então, antes de falar qualquer coisa, pesquise um pouco.
E calça colorida, não é exclusividade deles. Já nos 80, Axl Rose, vocalista da banda Guns'n'Roses usava calças/shorts vermelhos. E muitos fãs achavam legal e usavam também.
Mas dizem que Guns não é rock de verdade também, muitos dizem que é banda de poser, assim como Slipknot, Misfits e Avenged Sevenfold e muitas outras. Mas, de novo, é só o preconceito dentro da música. E pior, no mesmo cenário musical.
E não adianta, esse preconceito sempre vai existir e sempre vai trazer muitas discóridas. Mas tempos que parar um pouco com a hipocrisia e nos respeitarmos.
Se você não gosta de rock, tudo bem, é um direito seu. Mas não precisa ficar ofendendo aqueles que gostam, nem julgando-os pela aparência e estilo e muito menos criticando-os por ouvirem o que gostam e que faz se sentirem bem.
Assim como eu não suporto muitos estilos musicais, mas respeito a sua liberdade de gostar do que quiser e vestir e fazer o que acha certo.
E não venha me julgar se eu usar calça colorida ou calça jeans skinny super apertada, se eu usar All Star, se eu usar camisetas pretas das minhas bandas favoritas ou camisas xadrez abertas. O meu estilo e meu gosto musical não vão mudar completamente o que eu sou de verdade.
E aprenda, você NÃO ouve de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário